PRODUZINDO "FÓSSEIS" EM SALA DE AULA

CONTEÚDOS ESTRUTURANTES
Biodiversidade
CONTEÚDOS BÁSICOS
Evolução dos seres vivos
CONTEÚDOS ESPECÍFICOS
Conceito de Evolução
SÉRIES: 7º ANO A e 7ºB     
OBJETIVOS E JUSTIFICATIVAS
O conhecimento a respeito da extinção de espécies;
O entendimento a respeito da formação dos fósseis.

ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS E RECURSOS DIDÁTICOS

De acordo com as Diretrizes Curriculares da Educação Básica de Ciências as Evidencias evolutivas apresentadas por naturalistas, ainda no período pré-científico, contribuíram para o entendimento de que os seres vivos se transformam com o passar do tempo geológico. Segundo Futuyama (1993) Charles Darwin valia-se de evidências evolutivas, consideradas como provas e suportes para a teoria da evolução das espécies. “O registro dos fósseis, a distribuição geográfica das espécies, a anatomia e a modificação de organismos domesticados” (FUTUYAMA, 1993, p.6).

Fósseis são restos ou vestígios preservados de animais, plantas ou outros seres vivos em rochas, como moldes do corpo ou partes deste, rastros e pegadas. A totalidade dos fósseis e sua colocação nas formações rochosas e camadas sedimentares é conhecido como registro fóssil. A palavra "fóssil" deriva do termo latino "fossilis" que significa "ser desenterrado". A ciência que estuda os fósseis é a Paleontologia. A fossilização raramente ocorre porque a matéria orgânica dos seres vivos tende a ser rapidamente decomposta. Logo, para que um organismo seja fossilizado, os restos devem ser cobertos por sedimentos o mais rápido possível. Existem diferentes tipos de fósseis e diferentes processos de fossilização.
Tipos de fossilização
Moldagem: As partes duras dos organismos vão desaparecendo deixando nas rochas as suas marcas (impressões), ou seja, o organismo é destruído, mas o molde persiste.
Mumificação:
Os restos dos organismos preservam-se total ou parcialmente, normalmente em materiais como o âmbar, o gelo, resina fóssil.
Mineralização:
As partes duras dos organismos tais como ossos, conchas desaparecem ficando no lugar deles minerais. São transportados em águas subterrâneas. Os troncos das árvores são bons exemplos deste tipo de fossilização.

Buscando levar aos alunos uma melhor compreensão e entendimento a respeito da formação dos fosseis e da extinção das espécies, as professoras de Ciências Maria Stela e Aliete desenvolveram um trabalho com os alunos do 7ºA, B, e C. Os alunos dessas turmas realizaram, com o apoio das professoras, uma pesquisa científica sobre a extinção das espécies. Também tiveram aulas expositivas e dialogadas sobre o conceito de evolução e formação dos fósseis; leitura do livro didático textos contemporâneos; exibição doa filme “Fósseis de Pterossauro encontrado em Cruzeiro do Oeste” e exercícios relacionados ao assunto estudado. Todo o conhecimento adquirido levou os alunos a uma atividade prática em que eles realizaram a produção de fósseis a partir do uso do gesso em pó de forma artesanal.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
A proposta de trabalho auxiliou o processo educativo dos alunos, visto que o tornou mais consciente da sua realidade. Além disso abriu possibilidades de os alunos pesquisarem mais sobre esse e outros assuntos e adquirir novas capacidades.
REFERÊNCIAS
CANTO, Eduardo Leite. Ciências Naturais - Aprendendo com o cotidiano. 7º ano. Ed. 4ª. Moderna. São Paulo, 2012.
















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Alan Oliveira