PRODUZINDO
"FÓSSEIS" EM SALA DE AULA
CONTEÚDOS ESTRUTURANTES
Biodiversidade
CONTEÚDOS BÁSICOS
Evolução dos seres vivos
CONTEÚDOS ESPECÍFICOS
Conceito de Evolução
SÉRIES: 7º ANO A e 7ºB
OBJETIVOS E
JUSTIFICATIVAS
O conhecimento a respeito da extinção
de espécies;
O entendimento a respeito da formação
dos fósseis.
ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS E
RECURSOS DIDÁTICOS
De acordo com as Diretrizes
Curriculares da Educação Básica de Ciências as Evidencias evolutivas
apresentadas por naturalistas, ainda no período pré-científico, contribuíram
para o entendimento de que os seres vivos se transformam com o passar do tempo
geológico. Segundo Futuyama (1993) Charles Darwin valia-se de evidências
evolutivas, consideradas como provas e suportes para a teoria da evolução das espécies.
“O registro dos fósseis, a distribuição geográfica das espécies, a anatomia e a
modificação de organismos domesticados” (FUTUYAMA, 1993, p.6).
Fósseis são
restos ou vestígios preservados de animais, plantas ou outros seres vivos em
rochas, como moldes do corpo ou partes deste, rastros e pegadas. A totalidade
dos fósseis e sua colocação nas formações rochosas e camadas sedimentares é
conhecido como registro fóssil. A palavra "fóssil" deriva do termo
latino "fossilis" que significa "ser desenterrado". A
ciência que estuda os fósseis é a Paleontologia. A fossilização raramente
ocorre porque a matéria orgânica dos seres vivos tende a ser rapidamente
decomposta. Logo, para que um organismo seja fossilizado, os restos devem ser
cobertos por sedimentos o mais rápido possível. Existem diferentes tipos de
fósseis e diferentes processos de fossilização.
Tipos de fossilização
Moldagem: As partes duras dos
organismos vão desaparecendo deixando nas rochas as suas marcas (impressões),
ou seja, o organismo é destruído, mas o molde persiste.
Mumificação:
Os restos dos organismos preservam-se total ou
parcialmente, normalmente em materiais como o âmbar, o gelo, resina fóssil.
Mineralização:
As partes duras dos organismos tais
como ossos, conchas desaparecem ficando no lugar deles minerais. São
transportados em águas subterrâneas. Os troncos das árvores são bons exemplos
deste tipo de fossilização.
Buscando levar aos alunos uma melhor compreensão
e entendimento a respeito da formação dos fosseis e da extinção das espécies, as
professoras de Ciências Maria Stela e Aliete desenvolveram um trabalho com os
alunos do 7ºA, B, e C. Os alunos dessas turmas realizaram, com o apoio das
professoras, uma pesquisa científica sobre a extinção das espécies. Também tiveram
aulas expositivas e dialogadas sobre o conceito de evolução e formação dos
fósseis; leitura do livro didático textos contemporâneos; exibição doa filme “Fósseis
de Pterossauro encontrado em Cruzeiro do Oeste” e exercícios relacionados ao
assunto estudado. Todo o conhecimento adquirido levou os alunos a uma atividade
prática em que eles realizaram a produção de fósseis a partir do uso do gesso
em pó de forma artesanal.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
A proposta de trabalho auxiliou o
processo educativo dos alunos, visto que o tornou mais consciente da sua
realidade. Além disso abriu possibilidades de os alunos pesquisarem mais sobre
esse e outros assuntos e adquirir novas capacidades.
REFERÊNCIAS
CANTO, Eduardo Leite. Ciências Naturais
- Aprendendo com o cotidiano. 7º ano. Ed. 4ª. Moderna. São Paulo, 2012.
Reviewed by Alunos do Ensino Médio
on
07:17
Rating:
Nenhum comentário: