AÇÃO E COMUNICAÇÃO: Música e teatro na escola
Disciplina: Arte
Professora: Sônia Furlan
Essa proposta foi desenvolvida pelos alunos do Ensino Médio do terceiro ano (diurno e noturno). Nela os alunos dramatizaram músicas de diferentes épocas e diversos Gêneros musicais.
Através da encenação musical é possível se transmitir conhecimentos culturais, históricos, científicos e esses vão acontecendo naturalmente. A proposta aos alunos foi para que eles pesquisassem músicas e analisassem letras, dramatizassem as mesmas de forma improvisada. Também os cenários e as indumentárias foram por improvisações.  Cada grupo desenvolveu o tema, a trama bem como as personagens que representaram de forma criativa e sugestiva.
Para essa atividade os objetivos foram pensados para estimular a produção teatral nos alunos, aumentando a concentração, expressão oral e escrita e também valorizar a potencialidade dos alunos para trazer com o jogo dramático o conhecimento da história do teatro bem como as  técnicas de respiração, impostação vocal e postura cênica, além de desenvolver a criticidade dos alunos e atenção nas letras das músicas.

Desse modo, através dessa proposta de estudo promoveu-se a interação, participação dos alunos nas aulas de Arte. A atividade foi prazerosa aos alunos que pesquisaram escritores teatrais, ousaram nas representações dos personagens e representaram livremente suas peças.











Reviewed by Alunos do Ensino Médio on 05:16 Rating: 5

Nenhum comentário:

Alan Oliveira