BIODIVERSIDADE E ESPÉCIES EM EXTINÇÃO
ALUNOS DO 7º ANO “A”
PROFESSORA
Maria Stela F. Custódio
DISCIPLINA
Ciências
CONTEÚDOS ESTRUTURANTES
 Biodiversidade

CONTEÚDOS BÁSICOS
 Organização dos seres vivos

CONTEÚDOS ESPECÍFICOS
- Conceito de biodiversidade
- Diversidade das espécies;
- Extinção de espécies;

OBJETIVOS E JUSTIFICATIVAS
Compreender o conceito de biodiversidade e os níveis de organização dos ecossistemas, a fim de entender a dinâmica dos ambientes bem como os processos de degradação ambiental que levam à extinção de espécies.


ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS E RECURSOS DIDÁTICOS

Com o objetivo de levar aos alunos uma melhor compreensão sobre da importância da biodiversidade, sua preservação conhecendo alguns motivos que levam a extinção de muitas espécies desenvolvemos um trabalho que envolveu as disciplinas de Ciências, Língua Portuguesa e Arte que culminou com a sugestão da exibição do filme RIO.
No dia 13/07/2015, assistimos em sala de aula o filme “Rio”.  Esse filme fala a respeito de uma Arara Azul chamada Blue, que retorna ao Rio de Janeiro para uma importante missão. Na cidade ela faz amizades que com certeza irá durar a vida toda. O filme retrata o tráfico de animais, extinção de espécies da biodiversidade, cadeia alimentar, pontos turísticos do Rio de Janeiro, a domesticação da ararinha, exploração do trabalho infantil entre outros.
Na disciplina de Ciências sob a orientação da professora Maria Stela os alunos confeccionaram cartazes de animais e plantas da nossa Biodiversidade e também realizaram uma pesquisa na biblioteca e internet sobre animais brasileiros ameaçados de extinção.
Realizaram também um trabalho de campo em que os alunos coletaram diversos tipos de folhas e flores existentes no ambiente local destacando a importância desse vegetal na natureza.
Confeccionaram diversos tipos de animais e figuras utilizando as plantas desidratadas
As folhas são estruturas muito importantes para os vegetais, pois são elas as responsáveis pela realização da fotossíntese, processo que garante a sobrevivência da planta. Podemos encontrar na natureza folhas com cores, tamanhos e formas bem diferentes, o que reflete as adaptações desse vegetal aos diferentes tipos de ambiente.

Na disciplina de Língua Portuguesa sob a orientação da professora Marilda os alunos fizeram uma resenha critica sobre o filme. Com a professora Camila na disciplina de Arte os alunos usaram a técnica do mosaico para construção de personagens do filme.

REFERÊNCIAS



















Reviewed by Alunos do Ensino Médio on 15:38 Rating: 5

Nenhum comentário:

Alan Oliveira