LITERATURA E FORMAÇÃO DO LEITOR CRÍTICO I
DISCIPLINA: Língua Portuguesa
PROFESSORA: Dicléia de Queiroz Cassiano Marques
CONTEÚDOS ESTRUTURANTES
Discurso enquanto Prática Social: oralidade leitura e escrita
CONTEÚDOS BÁSICOS
Leitura de textos literários
Escrita de resenha literária
CONTEÚDOS ESPECÍFICOS
ESCRITA: Gênero textual romance
ESCRITA: Resenha
OBJETIVOS E JUSTIFICATIVAS
-Proporcionar o uso adequado de
palavras e expressões para estabelecer a referência textual;
-Conduzir a utilização adequada
dos conectivos;
-Estimular a ampliação de
leituras sobre o tema e o gênero proposto;
-Acompanhar a produção do texto;
-Instigar o uso de palavras e/ou
expressões no sentido conotativo.
ENCAMINHAMENTO METODOLÓGICO
A atividade de leitura do Gênero textual romance de época foi desenvolvida com o segundo e terceiro ano do
período matutino e certamente foi fundamental para formar leitores habituais e cidadãos bem informados.
Os alunos, dentro dos
períodos literários Romantismo e Modernismo, escolheram romances de época de
autores diversos.
A prática de leitura
viabilizou leitores críticos, participativos e instigados a enfrentar os
desafios e as contradições da sociedade, do mundo histórico, social e cultural
no qual a linguagem se faz presente em de diversas e diferentes fontes e
formas.
REFERÊNCIAS
CEREJA, William Robert
& MAGALHÃES, Thereza Cochar. Português: Ensino Médio. V.1 Ed. Saraiva. Edição,São
Paulo,2013
Reviewed by Alunos do Ensino Médio
on
15:26
Rating:
Nenhum comentário: