LITERATURA E FORMAÇÃO DO LEITOR CRÍTICO I

DISCIPLINA: Língua Portuguesa

PROFESSORA: Dicléia de Queiroz Cassiano Marques

CONTEÚDOS ESTRUTURANTES
Discurso enquanto Prática Social: oralidade leitura e escrita

CONTEÚDOS BÁSICOS
Leitura de textos literários
Escrita de resenha literária

CONTEÚDOS ESPECÍFICOS
ESCRITA: Gênero textual romance
ESCRITA: Resenha



OBJETIVOS E JUSTIFICATIVAS
-Proporcionar o uso adequado de palavras e expressões para estabelecer a referência textual;
-Conduzir a utilização adequada dos conectivos;
-Estimular a ampliação de leituras sobre o tema e o gênero proposto;
-Acompanhar a produção do texto;
-Instigar o uso de palavras e/ou expressões no sentido conotativo.

ENCAMINHAMENTO METODOLÓGICO

A atividade de leitura do Gênero textual romance de época foi desenvolvida com o segundo e terceiro ano do período matutino e certamente foi fundamental para formar leitores habituais e cidadãos bem informados.
Os alunos, dentro dos períodos literários Romantismo e Modernismo, escolheram romances de época de autores diversos.
A prática de leitura viabilizou leitores críticos, participativos e instigados a enfrentar os desafios e as contradições da sociedade, do mundo histórico, social e cultural no qual a linguagem se faz presente em de diversas e diferentes fontes e formas.
REFERÊNCIAS

CEREJA, William Robert & MAGALHÃES, Thereza Cochar. Português: Ensino Médio. V.1 Ed. Saraiva. Edição,São Paulo,2013

Reviewed by Alunos do Ensino Médio on 15:26 Rating: 5

Nenhum comentário:

Alan Oliveira