Vanderlei Cordeiro no CED

Um dia para nunca mais ser esquecido!


Um dos maiores corredores da história do atletismo brasileiro, Vanderlei Cordeiro de Lima esteve na manhã de terça-feira, 09/05, visitando o Colégio Estadual Douradina. O medalhista olímpico palestrou aos estudantes de forma encantadora, apresentou relatos sobre a sua vida, suas conquistas e lutas e emocionou a todos.
Vanderlei, durante sua fala, enfatizou que todos devem acreditar no próprio potencial, estudar bastante e trabalhar com vontade para alcançar seus objetivos. “Minha carreira começou na escola, com professores que me incentivaram e apoiaram muito e o esporte transformou minha vida em todos os sentidos. Espero ter conseguido dividir um pouco com essas crianças e adolescentes a minha história e mostrar que, com disciplina, conhecimento, comprometimento e vontade, é possível alcançar nossos sonhos”, disse o atleta.
A professora de artes, Sônia Furlan destacou a importância da palestra para os alunos. “O Vanderlei é um ídolo para essas crianças e adolescentes e, com sua palestra complementamos o VI Festival de Talentos do ano passado que tinha como tema 'Tudo vem dos sonhos. Primeiro sonhamos, depois fazemos', com suas conquistas o Vanderlei mostra que podemos superar obstáculos e realizar nossos projetos e objetivos”.

Com bom-humor e muita disposição, Vanderlei Cordeiro de Lima respondeu às perguntas das crianças, mostrou vídeos das principais competições que participou, falou da importância do treinamento para o desenvolvimento do atleta e explicou o funcionamento das competições de atletismo.

“Ele é, sem dúvidas, um espelho para todos nós que estamos em busca dos nossos sonhos”, disse o aluno Felipe Bueno.





Quem é Vanderlei Cordeiro de Lima?


Vanderlei nasceu em Cruzeiro do Oeste, interior do Paraná. Com seis irmãos, teve infância humilde. Crescido em Tapira, o filho do seu "Zé Pequeno" só foi registrado um mês depois. Mais velho, tinha o sonho de ser jogador de futebol. Na adolescência, trabalhou como boia-fria para ajudar a família. Aos 11 anos, descobriu a paixão pela corrida e não parou mais. Os treinos de alto rendimento, contudo, só foram iniciados aos 14 anos, quando ganhou um tênis do diretor da escola que frequentava. Entre suas principais conquistas, Vanderlei tem a medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Atenas 2004 e os ouros nos Jogos Pan-Americanos de Winnipeg 1999 e Santo Domingo 2003. 

Ele também tem a honra de ser o único atleta latino-americano com a medalha Pierre de Coubertin, maior condecoração humanitária/esportiva concedida pelo Comitê Olímpico Internacional (COI). O título foi dado para o paranaense depois do episódio ocorrido em Atenas 2004. Vanderlei liderava a prova da maratona quando foi "atropelado" pelo ex-padre irlandês Cornelius Horan, que invadiu a área de prova e o parou propositalmente. Ajudado pelo grego Polyvios Kossivas, o brasileiro seguiu na liderança, mas dali em diante perdeu o seu foco e acabou ultrapassado, ficando com o bronze.


E seus feitos seguem encantando o Mundo. A última conquista foi na abertura dos Jogos Olímpicos Rio 2016, ao acender a pira no Estádio do Maracanã, como reconhecimento por toda a sua trajetória. O momento foi cercado de emoção, destacado e elogiado por toda a mídia e transmitido para cerca de 4 bilhões de telespectadores no Mundo.

"Vanderlei, muito obrigado por trazer aos nossos alunos a melhor experiência de vida que eles poderiam receber!" 
Professores do CED 

Vanderlei Cordeiro no CED Vanderlei Cordeiro no CED Reviewed by Alunos do Ensino Médio on 10:27 Rating: 5

Nenhum comentário:

Alan Oliveira