LITERATURA E FORMAÇÃO DO LEITOR CRÍTICO II

DISCIPLINA: Língua Portuguesa e Literatura

PROFESSORA: Dicléia de Queiroz Cassiano Marques

CONTEÚDOS ESTRUTURANTES
Discurso enquanto Prática Social: oralidade leitura e escrita

CONTEÚDOS BÁSICOS
Leitura de textos literários

CONTEÚDOS ESPECÍFICOS
Oralidade: apresentação de poesias de poetas românticos

OBJETIVOS E JUSTIFICATIVAS

-Desenvolver uma metodologia com leitura, reflexão e produção envolvendo os gêneros textuais poema;
-Estimular a ampliação de leituras sobre o tema e o gênero poema;
-Estudar os diferentes gêneros textuais e suas implicações no universo virtual.

ENCAMINHAMENTO METODOLÓGICO

As DCEs apresentam os três pilares a serem trabalhados simultaneamente nas aulas de Língua Portuguesa: a leitura, a escrita e a oralidade.
Somado à importância do trabalho com os gêneros textuais está o uso das tecnologias nas práticas pedagógicas.
A atividade de leitura do Gênero textual poema romântico no segundo ano do período matutino.
Os alunos, dentro dos períodos literários Romantismo, escolheram os poemas.
A prática de leitura viabilizou leitores críticos, participativos e instigados a enfrentar os desafios e as contradições da sociedade, do mundo histórico, social e cultural no qual a linguagem se faz presente em de diversas e diferentes fontes e formas.
Desse modo, as atividades desenvolvidas pelos alunos, com a apresentação dos poemas para os colegas em sala, corrobora com o que disse Menegassi em relação compreensão da leitura (2005), são quatro as estratégias fundamentais para que haja a compreensão do que é lido. Isso vale para todos os textos de diferentes gêneros: seleção, antecipação, inferência e verificação.
REFERÊNCIAS
CEREJA, William Robert & MAGALHÃES, Thereza Cochar. Português: Ensino Médio. V.1 Ed. Saraiva. Edição, São Paulo,2013






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Alan Oliveira