LITERATURA E FORMAÇÃO DO LEITOR CRÍTICO II
DISCIPLINA: Língua Portuguesa e Literatura
PROFESSORA: Dicléia de Queiroz Cassiano Marques
CONTEÚDOS ESTRUTURANTES
Discurso enquanto Prática Social: oralidade leitura e escrita
CONTEÚDOS BÁSICOS
Leitura de textos literários
CONTEÚDOS ESPECÍFICOS
Oralidade: apresentação
de poesias de poetas românticos
OBJETIVOS E JUSTIFICATIVAS
-Desenvolver uma metodologia com leitura,
reflexão e produção envolvendo os gêneros textuais poema;
-Estimular a ampliação de
leituras sobre o tema e o gênero poema;
-Estudar os diferentes gêneros
textuais e suas implicações no universo virtual.
ENCAMINHAMENTO METODOLÓGICO
As DCEs apresentam os
três pilares a serem trabalhados simultaneamente nas aulas de Língua
Portuguesa: a leitura, a escrita e a oralidade.
Somado à importância do trabalho com os gêneros
textuais está o uso das tecnologias nas práticas pedagógicas.
A atividade de leitura do Gênero textual poema romântico no segundo ano do período matutino.
Os alunos, dentro dos
períodos literários Romantismo, escolheram os poemas.
A prática de leitura
viabilizou leitores críticos, participativos e instigados a enfrentar os
desafios e as contradições da sociedade, do mundo histórico, social e cultural
no qual a linguagem se faz presente em de diversas e diferentes fontes e
formas.
Desse modo, as
atividades desenvolvidas pelos alunos, com a apresentação dos poemas para os
colegas em sala, corrobora com o que disse Menegassi em relação compreensão da
leitura (2005), são quatro as estratégias fundamentais para que haja a
compreensão do que é lido. Isso vale para todos os textos de diferentes
gêneros: seleção, antecipação, inferência e verificação.
REFERÊNCIAS
CEREJA, William Robert
& MAGALHÃES, Thereza Cochar. Português: Ensino Médio. V.1 Ed. Saraiva. Edição,
São Paulo,2013
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16:26
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