ATIVIDADES PRÁTICAS –
PROCESSOS DE ELETRIZAÇÃO
LABORATÓRIO DE
CIÊNCIAS DO CED
Atividades práticas interdisciplinares
Professoras: Lidiane
Matos de Souza e Ana Delcia Barros
Disciplinas: Química e
Física:
Turma: 3º ano B noturno
Este trabalho teve
como proposta contemplar o macro campo Iniciação
científica e pesquisa e com isso incentivar os alunos a realizar pesquisas
e experimentos que complementam os conceitos estudados em sala de aula. Esses experimentos
têm como proposta, apresentar diferentes formas de eletrização de corpos,
através de experimentos com materiais fáceis de serem encontrados, os quais
proporcionam a observação da existência de cargas elétricas por meio das forças
eletrostáticas. Com os experimentos desse trabalho pudemos mostrar a existência
de cargas elétricas, bem como suas propriedades de atração e repulsão. Também
podemos mostrar aos alunos que os fenômenos elétricos só podem ser observados
em determinadas condições, ou seja, para que haja repulsão ou atração entre
dois ou mais materiais é preciso que a somatória de suas cargas não seja nula.
Isso quer dizer que é preciso que haja cargas positivas ou negativas em excesso
no material, como pôde ser visto nos experimentos realizados pelos educandos.
Processo de
eletrização por atrito e indução: Primeiramente a bexiga foi
atritada no cabelo e assim adquirindo cargas negativas, logo ao aproximar a
bexiga da latinha de refrigerante com carga neutra, a mesma é atraída pelas
cargas positivas da latinha pelo processo de indução.
Também é possível
constatar a eletrização dos corpos através de um pêndulo eletrostático:
Com um copo plástico,
canudo, fio de nylon e uma bolinha de papel alumínio os alunos montaram o que
chamamos de pêndulo como pode-se observar na figura acima. Ao atritar um
canudinho plástico inicialmente neutro em um pedaço de papel, o mesmo adquire
cargas negativas e ao ser aproximado da bolinha de alumínio do pêndulo os
corpos se atraem pelo processo de indução.
Realizou-se um
terceiro experimento, apresentando aos alunos o princípio sobre o eletroscópio
de folhas. O mesmo também consiste em identificar as cargas elétricas presentes
em um corpo. Precisou-se de uma pequena folha de alumínio, um palito de madeira
e um canudo plástico.
Ao aproximar o canudo
plástico eletrizado da folha de alumínio, ocorreu uma separação de cargas e as
folhas metálicas que ficam com mesma carga se separam, logo entendeu-se que dependendo
da indução do canudo na folha metálica, ora ocorre atração e ora ocorre
repulsão entre os mesmos.
Com isso, os alunos de
3º ano compreenderam que os processos de eletrização dos corpos, e as cargas
que determinados materiais podem adquirir; entenderam diversas situações que
vivenciaram e vivenciam em seu cotidiano e que agora puderam assimilar aos
processos de eletrização e também as teorias e princípios da eletrostática.
Reviewed by Alunos do Ensino Médio
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16:15
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