Enem - 2012 - Um grande passo para a Universidade!!!

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi criado em 1998 com o objetivo de avaliar o desempenho do estudante ao fim da educação básica, buscando contribuir para a melhoria da qualidade desse nível de escolaridade.
A partir de 2009 passou a ser utilizado também como mecanismo de seleção para o ingresso no ensino superior. Foram implementadas mudanças no Exame que contribuem para a democratização das oportunidades de acesso às vagas oferecidas por Instituições Federais de Ensino Superior (IFES), para a mobilidade acadêmica e para induzir a reestruturação dos currículos do ensino médio.
Respeitando a autonomia das universidades, a utilização dos resultados do Enem para acesso ao ensino superior pode ocorrer como fase única de seleção ou combinado com seus processos seletivos próprios.
O Enem também é utilizado para o acesso a programas oferecidos pelo Governo Federal, tais como o Programa Universidade para Todos – ProUni .
 
O conteúdo das provas do Enem é definido a partir de matrizes de referência em quatro áreas do conhecimento:
  • Linguagens, códigos e suas tecnologias, que abrange o conteúdo de Língua Portuguesa (Gramática e Interpretação de Texto), Língua Estrangeira Moderna, Literatura, Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação.
  • Matemática e suas tecnologias.
  • Ciências da Natureza e suas tecnologias, que abrange os conteúdos de Química, Física e Biologia.
  • Ciências Humanas e suas tecnologias, que abrange os conteúdos de Geografia, História, Filosofia, Sociologia e conhecimentos gerais.
Confira uma das questões da disciplina de Artes contempladas na edição de 2012. 

 A questão 110, traz duas imagens a de uma pintura rupestre e um grafite no período contemporâneo, e para respondermos a essa questão temos que analisar as imagens e julgar algumas afirmações.



 O grafite contemporâneo, considerado em alguns momentos como uma arte marginal, tem sido comparado às pinturas murais de várias épocas e às escritas pré-históricas. Observando as imagens apresentadas, é possível reconhecer elementos comuns entre os tipos de pinturas murais, tais como

A) a preferência por tintas naturais, em razão de seu efeito estético.
B) a inovação na técnica de pintura, rompendo com modelos estabelecidos.
C) o registro do pensamento e das crenças das sociedades em várias épocas.
D) a repetição dos temas e a restrição de uso pelas classes dominantes.
E) o uso exclusivista da arte para atender aos interesses da elite.

Relacionado as imagens percebemos alguns fatos em comum, que ambas as imagens tanto no período pré-histórico quanto em pleno século XXI, retrata a arte como registro, reflexo dos pensamentos e das crenças das sociedades independente da época.

 Artistas e autores que tiveram destaque nas edições do Enem nos anos anteriores:


De 1998 a 2009, os alunos enfrentaram questões sobre Van Gogh, Guernica (célebre quadro do pintor espanhol Pablo Picasso), Tarsila do Amaral, Cândido Portinari e Anita Malfatti.

 Em 2010, caíram Andy Warhol, Leonardo da Vinci, Pablo Picasso, Salvador Dalí, Monet, e Anita Malfatti, representante do Modernismo.


Em 2011, constaram Arte Urbana, Arte Pré-Histórica, Arte Conceitual e o famoso quadro de Pablo Picasso, Guernica. Como sempre, estamos lado a lado com o vestibular e Enem disponibilizando conteúdos que sejam úteis na hora de fazer as provas.


O que impede de as questões de 2012 serem de algum clássico já exposto na nossa iniciativa? Nada. Portanto, lembre-se; só em 2010, houve quatro questões sobre relacionadas às artes visuais. Quatro questões podem colocar você na frente de milhares de outros candidatos. Fique ligado na nossa iniciativa e nos outros wiki-conteúdos que disponibilizaremos aqui. Não deixe esta chance passar!


http://noticias.universia.com.br/destaque/noticia/2012/04/27/926308/arte-deve-cair-no-enem-2012.html
Pesquisa realizada pelo aluno Giovane Garcia







Enem - 2012 - Um grande passo para a Universidade!!! Enem - 2012 - Um grande passo para a Universidade!!! Reviewed by Alunos do Ensino Médio on 10:36 Rating: 5

Nenhum comentário:

Alan Oliveira