PROGRAMA ENSINO MÉDIO INOVADOR

            Nesta semana a equipe gestora do CED realizou mais uma reunião com os professores do EM para discutirem sobre as ações que estão sendo realizadas a respeito do Projeto de Redesenho Curricular. Na oportunidade os professores puderam apresentar ações que estão sendo realizadas de forma interdisciplinar em sala de aula as quais estão relacionadas ao currículo.
A escola tem organizado um conjunto de ações que compõem o PRC a partir dos macrocampos obrigatórios  “Acompanhamento pedagógico; Iniciação científica e pesquisa; Leitura e letramento e Participação estudantil” e dos macrocampos optados pela escola “Comunicação, cultura digital e uso de mídias” de acordo com as necessidades e interesses da equipe pedagógica, dos professores, da comunidade escolar e principalmente dos adolescentes desta etapa da educação básica.

Os macrocampos têm possibilitado a constituição de eixos a partir dos quais possibilita a integração curricular e permite a articulação entre formas disciplinares e não disciplinares de organização do conhecimento, além de favorecer a diversificação de arranjos curriculares.



ENSINO MÉDIO INOVADOR
Na oportunidade alunos da professora Stela apresentou aos presentes amostra de um de um trabalho desenvolvido em sala de aula.
Os Alunos André V. Leal e Maisa C. Feitosa do 2º ano apresentaram o resultado do Trabalho de Biologia sobre Doenças causadas por Vírus e Doenças causadas por Bactérias.
CONTEÚDOS ESTRUTURANTES
Organização dos seres vivos
CONTEÚDOS BÁSICOS
Classificação dos seres vivos; Critérios taxonômicos e filogenéticos.
CONTEÚDOS ESPECÍFICOS
- Vírus; Reino Monera;
OBJETIVOS E JUSTIFICATIVAS
Espera-se que o aluno reconheça a importâncias das bactérias. Analisando suas estruturas e formas de reprodução, sua diversidade, importância das bactérias para o meio ambiente, indústria alimentícia e farmacêutica bem como e algumas doenças causadas por esses seres a fim de entender processos de transmissão, os sintomas cuidados para evitar a doenças e formas de tratamento.
Importância ecológica
São de fundamental importância para a manutenção da vida, são as bactérias decompositoras ou saprófitas, atuando na decomposição da matéria orgânica morta transformando-a em matéria inorgânica simples, sendo reaproveitada por outros seres.

 Importância para as plantas.
Algumas bactérias vivem associadas às raízes de leguminosas, local de onde a bactéria (Rhizobium) fixa o nitrogênio atmosférico transformando em sais nitrogenados, podendo assim ser usado pela planta.
Importância na indústria
Bactérias do gênero Acetobacter oxidam o álcool transformando em ácido acético, sendo usado para obter o vinagre.
Os lactobacilos são usados para produzir iogurtes e coalhadas.
A produção de vários queijos ocorre pela fermentação bacteriana da lactose em ácido láctico.
As bactérias são responsáveis por um importante número de antibióticos (Tirotricina, Bacitracina, Rifamicina, Neomicina, dentre outros), vitaminas, hormônio de crescimento e insulina; e na fabricação de determinadas enzimas e de alcoóis, como o metanol e etanol.  Botox® é o nome comercial dado à toxina botulínica, produzida pela bactéria Clostridium botulinum. Tal substância é capaz de reduzir ou eliminar as contrações musculares e, por tal motivo, pode ser utilizada no tratamento de estrabismos e distonias cervicais, ou mesmo para prevenir rugas e marcas de expressão.

ENCAMINHAMENTO METODOLÓGICO
Com o objetivo de iniciar um trabalho que pudesse levar os alunos uma maior compreensão das normas da ABNT com um cunho mais acadêmico, foi desenvolvida algumas atividades em sala de aula e na sala de informática, como aula expositiva e dialogada orientando e exemplificando a importância da pesquisa cientifica e o respeito às normas e regras do trabalho proposto.
No segundo momento após a entrega do trabalho escrito os alunos participaram de um seminário de apresentação para toda a classe, a fim de validar os conhecimentos adquiridos. Meu principal objetivo com esse trabalho é que os alunos possam gerar conhecimento pra si e que possam socializar esse aprendizado.
Pedro Demo define a pesquisa científica como "[...] a atividade científica pela qual descobrimos a realidade" (DEMO, 1987, p. 23). Para Fred Kerlinger a pesquisa científica “[...] é uma investigação sistemática, controlada, empírica e crítica de proposições hipotéticas sobre supostas relações entre fenômenos naturais" (KERLINGER, 1973, p. 11). Ou seja, a pesquisa científica é o instrumento de investigação usado pela Ciência para gerar novos conhecimentos.



Referências

DEMO, Pedro. Metodologia científica em ciências sociais. São Paulo: Atlas, 1987.
KERLINGER, F.N. Foundations of behavioral research. New York: Holt, Rinehart & Winston, 1973.

KERLINGER, F.N. Metodologia da pesquisa em Ciências Sociais. São Paulo: EPU / EDUSP, 1980.
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Alan Oliveira